segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Lista de Conteúdos do Exame IBLCE

(IBLCE
® Exam Blueprint)
Todas as questões do exame
ideia geral do nível de conhecimento necessário para o exame. Os exemplos são apenas para fins de orientação, ou seja, eles não incluem todos os aspectos
explorados em cada disciplina. As disciplinas estão ampliadas em capítulos na publicação
Jones & Bartlett Publishers, 2008.
requerem conhecimento tanto das disciplinas como dos períodos cronológicos descritos. A lista de conteúdos a seguir dá umaILCA’ s Core Curriculum for Lactation Consultant Practice,
DISCIPLINAS
A. ANATOMIA
p. ex., estrutura e desenvolvimento das mamas e
mamilos; sangue, linfa, inervações, tecido mamário;
anatomia oral e reflexos do lactente; avaliação;
variações anatômicas
materno-infantil
B. FISIOLOGIA
normal
p. ex., hormônios; lactogênese; controle
endócrino/autócrino da produção de leite; lactação
induzida; fertilidade; função hepática, pancreática e
renal do lactente; metabolismo; efeito da alimentação
complementar; digestão e trato gastrointestinal;
padrões miccionais e fecais
e ENDOCRINOLOGIA materno-infantil
C. NUTRIÇÃO
p. ex., síntese e composição do leite materno;
componentes do leite, sua função e efeito no bebê;
comparação com outros produtos/leites; padrões de
alimentação e ingestão ao longo do tempo; variações
na dieta materna; alimentos cerimoniais e
tradicionais; introdução de alimentos sólidos
e BIOQUÍMICA materno-infantil normal
D. IMUNOLOGIA
na criança
p. ex., anticorpos e outros fatores imunes; infecção
cruzada; bactérias e vírus no leite; alergias e
intolerância a alimentos; fatores de proteção de longo
prazo
e DOENÇA INFECCIOSA na mãe e
E. PATOLOGIA
p. ex., alterações e doenças agudas/crônicas, tanto
locais quanto sistêmicas; problemas e patologia da
mama e do mamilo; patologia endócrina; deficiências
físicas e neurológicas da mãe e da criança; alterações
congênitas; patologia oral; imaturidade neurológica;
baixo ganho pôndero-estatural; hiperbilirrubinemia e
hipoglicemia; impacto da patologia sobre a
amamentação
materno-infantil
F. FARMACOLOGIA
p. ex., contaminantes ambientais; uso de medicação,
remédios de balcão ou drogas de uso social e
recreativo pela mãe e seu efeito na criança, na
composição do leite e na amamentação; galactagogos
e supressores da lactação; efeitos dos medicamentos
utilizados durante o parto; contraceptivos; terapias
complementares
e TOXICOLOGIA materno-infantil
G. PSICOLOGIA
, SOCIOLOGIA e ANTROPOLOGIA
p. ex., técnicas de aconselhamento e educação de
adultos; melancolia, depressão pós-parto e psicose
puerperal; efeitos de aspectos socioeconômicos, de
estilo de vida e profissionais na amamentação;
relação materno-infantil; adaptação ao papel de mãe;
habilidades parentais; padrões de sono; crenças e
práticas culturais; família; grupos de apoio; violência
doméstica; mães com necessidades especiais
(adolescentes, imigrantes, etc.)
H. PARÂMETROS DE CRESCIMENTO
DESENVOLVIMENTO
e MARCOS DO
p. ex., crescimento fetal e pré-termo; padrões de
crescimento para crianças amamentadas e
alimentadas artificialmente; reconhecimento de
marcos normais e de retardo do desenvolvimento
físico, psicológico e cognitivo; práticas de
amamentação até os 12 meses de idade e além;
desmame
I. INTERPRETAÇÃO DE PESQUISA
p. ex., habilidades necessárias para avaliar
criticamente e interpretar a literatura especializada,
material educacional do consultor em amamentação e
literatura geral (público leigo); compreensão da
terminologia utilizada em pesquisa e em estatística
básica; leitura de tabelas e gráficos; pesquisa e coleta
de dados
J. QUESTÕES ÉTICO-LEGAIS
p. ex., Código de Ética do IBLCE; Práticas
recomendadas pela ILCA; atuação de acordo com a
prática recomendada; encaminhamentos e relações
interprofissionais; confidencialidade;
responsabilidades médico-legais; preenchimento de
prontuários e redação de relatórios; registro de
prontuários; consentimento informado; maus-tratos;
negligência e abuso materno-infantil; conflitos de
interesse; ética no aluguel e venda de equipamentos
K. EQUIPAMENTOS
e TECNOLOGIA em
AMAMENTAÇÃO
p. ex., identificação de dispositivos e equipamentos
de amamentação, seu uso apropriado e conhecimento
técnico sobre seu uso correto; manuseio e
armazenamento de leite humano, incluindo protocolos
de funcionamento de bancos de leite humano
L. TÉCNICAS
p. ex., técnicas de amamentação, incluindo
posicionamento e pega; avaliação da saída do leite;
manejo da amamentação; padrões normais de
alimentação; retirada de leite
M. SAÚDE PÚBLICA
p. ex., promoção da amamentação e educação na
comunidade; trabalho com grupos com baixas taxas
de amamentação; criação e implementação de
protocolos clínicos; ferramentas e documentos
internacionais; Código Internacional de
Comercialização dos Substitutos do Leite Materno
(OMS); implementação da Iniciativa Hospital Amigo
da Criança; prevalência, inquéritos e coleta de dados
para fins de pesquisa

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