domingo, 23 de janeiro de 2011

Plano de Estudos

Quinzena
Período
Tema
1
1 a 15 de fevereiro
SAÚDE PÚBLICA
p. ex., promoção da amamentação e educação na
comunidade; trabalho com grupos com baixas taxas
de amamentação; criação e implementação de
protocolos clínicos; ferramentas e documentos
internacionais; Código Internacional de
Comercialização dos Substitutos do Leite Materno
(OMS); implementação da Iniciativa Hospital Amigo
da Criança; prevalência, inquéritos e coleta de dados para fins de pesquisa

INTERPRETAÇÃO DE PESQUISA
p. ex., habilidades necessárias para avaliar
criticamente e interpretar a literatura especializada,
material educacional do consultor em amamentação e literatura geral (público leigo); compreensão da
terminologia utilizada em pesquisa e em estatística
básica; leitura de tabelas e gráficos; pesquisa e coleta de dados
2
16 a 28 de fevereiro
QUESTÕES ÉTICO-LEGAIS
p. ex., Código de Ética do IBLCE; Práticas
recomendadas pela ILCA; atuação de acordo com a
prática recomendada; encaminhamentos e relações
interprofissionais; confidencialidade;
responsabilidades médico-legais; preenchimento de
prontuários e redação de relatórios; registro de
prontuários; consentimento informado; maus-tratos;
negligência e abuso materno-infantil; conflitos de
interesse; ética no aluguel e venda de equipamentos

PARÂMETROS DE CRESCIMENTO e MARCOS DO
DESENVOLVIMENTO
p. ex., crescimento fetal e pré-termo; padrões de
crescimento para crianças amamentadas e
alimentadas artificialmente; reconhecimento de
marcos normais e de retardo do desenvolvimento
físico, psicológico e cognitivo; práticas de
amamentação até os 12 meses de idade e além;
desmame
3
1 a 15 de março
ANATOMIA materno-infantil
p. ex., estrutura e desenvolvimento das mamas e
mamilos; sangue, linfa, inervações, tecido mamário;
anatomia oral e reflexos do lactente; avaliação;
variações anatômicas
4
16 a 31 de março
FISIOLOGIA e ENDOCRINOLOGIA materno-infantil normal
p. ex., hormônios; lactogênese; controle
endócrino/autócrino da produção de leite; lactação
induzida; fertilidade; função hepática, pancreática e
renal do lactente; metabolismo; efeito da alimentação complementar; digestão e trato gastrointestinal; padrões miccionais e fecais

TÉCNICAS
p. ex., técnicas de amamentação, incluindo
posicionamento e pega; avaliação da saída do leite;
manejo da amamentação; padrões normais de
alimentação; retirada de leite
5
1 a 15 de abril
NUTRIÇÃO e BIOQUÍMICA materno-infantil normal
p. ex., síntese e composição do leite materno;
componentes do leite, sua função e efeito no bebê;
comparação com outros produtos/leites; padrões de
alimentação e ingestão ao longo do tempo; variações
na dieta materna; alimentos cerimoniais e
tradicionais; introdução de alimentos sólidos
6
16 a 30 de abril
PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA e ANTROPOLOGIA
p. ex., técnicas de aconselhamento e educação de
adultos; melancolia, depressão pós-parto e psicose
puerperal; efeitos de aspectos socioeconômicos, de
estilo de vida e profissionais na amamentação;
relação materno-infantil; adaptação ao papel de mãe; habilidades parentais; padrões de sono; crenças e práticas culturais; família; grupos de apoio; violência doméstica; mães com necessidades especiais (adolescentes, imigrantes, etc.)
7
1 a 15 de maio
PATOLOGIA materno-infantil
p. ex., alterações e doenças agudas/crônicas, tanto
locais quanto sistêmicas; problemas e patologia da
mama e do mamilo; patologia endócrina; deficiências físicas e neurológicas da mãe e da criança; alterações congênitas; patologia oral; imaturidade neurológica; baixo ganho pôndero-estatural; hiperbilirrubinemia e hipoglicemia; impacto da patologia sobre a amamentação
8
16 a 31 de maio
IMUNOLOGIA e DOENÇA INFECCIOSA na mãe e
na criança
p. ex., anticorpos e outros fatores imunes; infecção
cruzada; bactérias e vírus no leite; alergias e
intolerância a alimentos; fatores de proteção de longo prazo
9
1 a 15 de junho
FARMACOLOGIA e TOXICOLOGIA materno-infantil
p. ex., contaminantes ambientais; uso de medicação, remédios de balcão ou drogas de uso social e recreativo pela mãe e seu efeito na criança, na composição do leite e na amamentação; galactagogos e supressores da lactação; efeitos dos medicamentos utilizados durante o parto; contraceptivos; terapias complementares
10
16 a 30 de junho
EQUIPAMENTOS e TECNOLOGIA em
AMAMENTAÇÃO
p. ex., identificação de dispositivos e equipamentos
de amamentação, seu uso apropriado e conhecimento técnico sobre seu uso correto; manuseio e armazenamento de leite humano, incluindo protocolos de funcionamento de bancos de leite humano

Um comentário:

  1. Muito bom, Luis! Estou adorando e ansiosa para começar!!! beijos

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