Quinzena | Período | Tema |
1 | 1 a 15 de fevereiro | SAÚDE PÚBLICA p. ex., promoção da amamentação e educação na comunidade; trabalho com grupos com baixas taxas de amamentação; criação e implementação de protocolos clínicos; ferramentas e documentos internacionais; Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno (OMS); implementação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança; prevalência, inquéritos e coleta de dados para fins de pesquisa INTERPRETAÇÃO DE PESQUISA p. ex., habilidades necessárias para avaliar criticamente e interpretar a literatura especializada, material educacional do consultor em amamentação e literatura geral (público leigo); compreensão da terminologia utilizada em pesquisa e em estatística básica; leitura de tabelas e gráficos; pesquisa e coleta de dados |
2 | 16 a 28 de fevereiro | QUESTÕES ÉTICO-LEGAIS p. ex., Código de Ética do IBLCE; Práticas recomendadas pela ILCA; atuação de acordo com a prática recomendada; encaminhamentos e relações interprofissionais; confidencialidade; responsabilidades médico-legais; preenchimento de prontuários e redação de relatórios; registro de prontuários; consentimento informado; maus-tratos; negligência e abuso materno-infantil; conflitos de interesse; ética no aluguel e venda de equipamentos PARÂMETROS DE CRESCIMENTO e MARCOS DO DESENVOLVIMENTO p. ex., crescimento fetal e pré-termo; padrões de crescimento para crianças amamentadas e alimentadas artificialmente; reconhecimento de marcos normais e de retardo do desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo; práticas de amamentação até os 12 meses de idade e além; desmame |
3 | 1 a 15 de março | ANATOMIA materno-infantil p. ex., estrutura e desenvolvimento das mamas e mamilos; sangue, linfa, inervações, tecido mamário; anatomia oral e reflexos do lactente; avaliação; variações anatômicas |
4 | 16 a 31 de março | FISIOLOGIA e ENDOCRINOLOGIA materno-infantil normal p. ex., hormônios; lactogênese; controle endócrino/autócrino da produção de leite; lactação induzida; fertilidade; função hepática, pancreática e renal do lactente; metabolismo; efeito da alimentação complementar; digestão e trato gastrointestinal; padrões miccionais e fecais TÉCNICAS p. ex., técnicas de amamentação, incluindo posicionamento e pega; avaliação da saída do leite; manejo da amamentação; padrões normais de alimentação; retirada de leite |
5 | 1 a 15 de abril | NUTRIÇÃO e BIOQUÍMICA materno-infantil normal p. ex., síntese e composição do leite materno; componentes do leite, sua função e efeito no bebê; comparação com outros produtos/leites; padrões de alimentação e ingestão ao longo do tempo; variações na dieta materna; alimentos cerimoniais e tradicionais; introdução de alimentos sólidos |
6 | 16 a 30 de abril | PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA e ANTROPOLOGIA p. ex., técnicas de aconselhamento e educação de adultos; melancolia, depressão pós-parto e psicose puerperal; efeitos de aspectos socioeconômicos, de estilo de vida e profissionais na amamentação; relação materno-infantil; adaptação ao papel de mãe; habilidades parentais; padrões de sono; crenças e práticas culturais; família; grupos de apoio; violência doméstica; mães com necessidades especiais (adolescentes, imigrantes, etc.) |
7 | 1 a 15 de maio | PATOLOGIA materno-infantil p. ex., alterações e doenças agudas/crônicas, tanto locais quanto sistêmicas; problemas e patologia da mama e do mamilo; patologia endócrina; deficiências físicas e neurológicas da mãe e da criança; alterações congênitas; patologia oral; imaturidade neurológica; baixo ganho pôndero-estatural; hiperbilirrubinemia e hipoglicemia; impacto da patologia sobre a amamentação |
8 | 16 a 31 de maio | IMUNOLOGIA e DOENÇA INFECCIOSA na mãe e na criança p. ex., anticorpos e outros fatores imunes; infecção cruzada; bactérias e vírus no leite; alergias e intolerância a alimentos; fatores de proteção de longo prazo |
9 | 1 a 15 de junho | FARMACOLOGIA e TOXICOLOGIA materno-infantil p. ex., contaminantes ambientais; uso de medicação, remédios de balcão ou drogas de uso social e recreativo pela mãe e seu efeito na criança, na composição do leite e na amamentação; galactagogos e supressores da lactação; efeitos dos medicamentos utilizados durante o parto; contraceptivos; terapias complementares |
10 | 16 a 30 de junho | EQUIPAMENTOS e TECNOLOGIA em AMAMENTAÇÃO p. ex., identificação de dispositivos e equipamentos de amamentação, seu uso apropriado e conhecimento técnico sobre seu uso correto; manuseio e armazenamento de leite humano, incluindo protocolos de funcionamento de bancos de leite humano |
domingo, 23 de janeiro de 2011
Plano de Estudos
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Muito bom, Luis! Estou adorando e ansiosa para começar!!! beijos
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